O título do livro remete o leitor à memória e não ao reducionismo dos “bits” sem poéticas. A memória transcende a temporalidade de nossas ações. Preservar a memória por meio dos artefatos, das imagens, dos cheiros, dos gestos, dos sons, das coisas em si, do acervo digital. Preservar a memória do que esteve e nunca deixou de estar dentro de nós, significa visitar e re-visitar as culturas nas diversas temporalida des, em que espaço-tempo são únicos, no processo de criação. O Prof. Pablo Gobira nos convida a visitar e re-visitar os textos de autores ilustres, em que ele se faz presente. Autores de campos e áreas de conhecimentos, que são espelhos da criação cultural. A invenção de um por vir nas artes e tecnologias; nos museus passado e no futuro do pós-digital; museu-interface do cubo e a museologia radical onde o som em busca da democratização cultural reverbera nos filmes constituídos de fragmentos de obras que remetem o leitor aos outros textos, em que pode-se compreender e reformular as storytellings, as exposições e suas coleções em plataformas como o Instagram, Facebook, Twiter. O Prof. Pablo Gobira busca resposta e ao mesmo tempo questiona sobre a preservação digital da poesia. No percurso do binômio “visita-leitura”, um estudo dos processos de criação na era “ transestética”. O livro é de envergadura acadêmica retratada nos enlaces das pesquisas realizadas e apresentadas ao leitor de forma a propor uma reflexão, das diversas formas da criação do digital, do pós-digital, da preservação de acervos, do espaço museu, do arquivo, das imagens, da poesia. A urgência que esse livro preenche é a de instalar a ”nova” estética de dispositivos digitais, de ecoar a pluralidade cultural e sobretudo revisitar os processos de criação, no sentido de preservar a memória e se fazer memória. (Orelha escrita pela profa. Dra. Cátia Rodrigues Barbosa).
Fruto do brilhante trabalho desenvolvido por Cláudia Maria Vilhena em sua tese de doutorado, defendida em 2022 junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento – PPGGOC / ECI-UFMG, o e-book Competência em informação dos profissionais que atuam em museus almeja demonstrar a importância do profissional da informação em museu. Ao mesmo tempo, a obra convida o (a) leitor (a) para fazer uma reflexão sobre o pensar, a execução e o compartilhamento de informações entre as equipes durante a realização das práticas museológicas. Estes, por sua vez, teriam um impacto positivo no cumprimento da missão de cada museu. Por fim, a obra lança luz para o empoderamento dos sujeitos organizacionais frente à apropriação e ao uso ético e responsável da informação.
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC).
Escola de Ciência da Informação
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
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