A memória do digital e outras questões das artes e museologia

O título do livro remete o leitor à memória e não ao reducionismo dos “bits” sem poéticas. A memória transcende a temporalidade de nossas ações. Preservar a memória por meio dos artefatos, das imagens, dos cheiros, dos gestos, dos sons, das coisas em si, do acervo digital. Preservar a memória do que esteve e nunca deixou de estar dentro de nós, significa visitar e re-visitar as culturas nas diversas temporalida des, em que espaço-tempo são únicos, no processo de criação. O Prof. Pablo Gobira nos convida a visitar e re-visitar os textos de autores ilustres, em que ele se faz presente. Autores de campos e áreas de conhecimentos, que são espelhos da criação cultural. A invenção de um por vir nas artes e tecnologias; nos museus passado e no futuro do pós-digital; museu-interface do cubo e a museologia radical onde o som em busca da democratização cultural reverbera nos filmes constituídos de fragmentos de obras que remetem o leitor aos outros textos, em que pode-se compreender e reformular as storytellings, as exposições e suas coleções em plataformas como o Instagram, Facebook, Twiter. O Prof. Pablo Gobira busca resposta e ao mesmo tempo questiona sobre a preservação digital da poesia. No percurso do binômio “visita-leitura”, um estudo dos processos de criação na era “ transestética”. O livro é de envergadura acadêmica retratada nos enlaces das pesquisas realizadas e apresentadas ao leitor de forma a propor uma reflexão, das diversas formas da criação do digital, do pós-digital, da preservação de acervos, do espaço museu, do arquivo, das imagens, da poesia. A urgência que esse livro preenche é a de instalar a ”nova” estética de dispositivos digitais, de ecoar a pluralidade cultural e sobretudo revisitar os processos de criação, no sentido de preservar a memória e se fazer memória.                                (Orelha escrita pela profa. Dra. Cátia Rodrigues Barbosa).

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Competências em informação dos profissionais que atuam em museus: contribuição com os afazeres museológicos em inter-relação com aprendizagem e a comunidade de prática

Fruto do brilhante trabalho desenvolvido por Cláudia Maria Vilhena em sua tese de doutorado, defendida em 2022 junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento – PPGGOC / ECI-UFMG, o e-book Competência em informação dos profissionais que atuam em museus almeja demonstrar a importância do profissional da informação em museu. Ao mesmo tempo, a obra convida o (a) leitor (a) para fazer uma reflexão sobre o pensar, a execução e o compartilhamento de informações entre as equipes durante a realização das práticas museológicas. Estes, por sua vez, teriam um impacto positivo no cumprimento da missão de cada museu. Por fim,  a obra lança luz para o empoderamento dos sujeitos organizacionais frente à apropriação e ao uso ético e responsável da informação.

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