Programa

O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) prioriza estudos avançados sobre informação e seus fenômenos no contexto da Ciência da Informação. É um curso strictu sensu criado em 2015 pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O programa tem como objetivo preparar pesquisadores e outros profissionais com habilidades específicas para lidar, organizar e gerenciar o conhecimento produzido e disseminado em diversas áreas do conhecimento.

O programa fundamenta-se  na conjunção entre os três objetos básicos da investigação em Ciência da Informação: conhecimento, tecnologia e pessoas.

Três questões principais norteiam a busca por formas de atender as demandas que permeiam esses objetos de pesquisa:

  • A questão física, que abrange o estudo das características e das leis do universo da informação e do conhecimento registrado.
  • A questão social, que se atém ao estudo sobre como os usuários especializados buscam, usam e se relacionam com a informação e o conhecimento.
  • A questão da representação, que envolve a busca por formas mais efetivas para acesso à informação e ao conhecimento registrado, envolvendo recursos humanos e tecnológicos.

O PPGGOC se insere nas Ciências Sociais Aplicadas, com um viés de caráter aplicado, que busca entender e promover a pesquisa no âmbito de três grandes tendências atuais, de alta relevância para a sociedade, a pesquisa e a educação:

  • A tendência de conexão e interação entre equipamentos via web, através de vocabulários controlados, popularmente denominada internet das coisas.
  • A explosão de fontes de informação e conhecimento heterogêneas, que tem sido denominada de big data, e a necessidade de torná-las úteis.
  • A necessidade de se aprimorar a gestão do conhecimento no âmbito das organizações, bem como promover melhorias no projeto, modelagem e gestão de sistemas de informação.

O egresso do PPGGOC possui formação diferenciada, a qual, integrada a necessidades de outras áreas no que diz respeito à organização e gestão da informação e do conhecimento, vai possibilitar avanços em campos estratégicos como medicina, energia, segurança, meio ambiente, construção civil, dentre outros.

Objetivo

O objetivo do curso é possibilitar formação acadêmica de ponta, alinhada com as necessidades de organização do conhecimento da sociedade moderna; além disso, formar docentes com competências específicas para organização do conhecimento, o qual é o campo de pesquisa científica que representa a característica distintiva do programa.