Estrutura Curricular

A estrutura curricular proposta para o PPGGOC contém disciplinas obrigatórias e optativas. As disciplinas obrigatórias são comuns às duas linhas de pesquisa, enquanto as optativas incluem temáticas específicas de cada linha.

Conforme Regulamento do PPGGOC, em seu Artigo 4º:

Art. 4º. A estrutura dos cursos de Mestrado e de Doutorado do PPGGOC é definida por uma área de concentração – Ciência da Informação – e por duas linhas de pesquisa – (a) Arquitetura e Organização do Conhecimento (AOC) e, (b) Gestão e Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Por área de concentração, entende-se o campo específico do conhecimento que constitui o objeto de estudo do Curso, os contornos gerais de sua especialidade na produção do conhecimento e na formação esperada. Por linha de pesquisa, entende-se a diretriz de investigação dotada de identidade própria e coerente com a proposta acadêmica do Curso.

  • 1º O Mestrado exigirá a integralização de, no mínimo, 18 créditos, e o doutorado exigirá a integralização de, no mínimo, 22 créditos, que envolverá Atividades Acadêmicas Programadas, atividades acadêmicas complementares e disciplinas eletivas.
  • 2º As Atividades Acadêmicas Programadas são classificadas em disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas. Cada disciplina terá um valor expresso em créditos, observada a relação de 1 (um) crédito por 15 (quinze) horas de aula do Curso. Os créditos relativos a cada disciplina só serão conferidos ao aluno que obtiver, no mínimo, o conceito D, e que comprove efetiva frequência a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das atividades em que estiver matriculado, vedado o abono de faltas.
  • 3º As Atividades Complementares, objeto de Resolução própria, se referem a outras ações não incluídas nas Atividades Acadêmicas Programadas do Programa.
  • 4º As disciplinas eletivas são as Atividades Acadêmicas Programadas oferecidas por outros cursos de Graduação e de Pós-Graduação, da UFMG ou de outra IES, não integrantes do currículo regular do PPGGOC.
  • 5º Mediante proposta do docente orientador, e a juízo do Colegiado do Programa, o aluno regularmente matriculado no PPGGOC poderá ter aproveitados créditos obtidos em disciplinas isoladas, conforme Resolução específica.
  • 6º A criação, transformação, exclusão e extinção de Atividades Acadêmicas Programadas deverão ser propostas pelo Colegiado e posteriormente encaminhadas à CPG, sendo que qualquer modificação na estrutura curricular somente entrará em vigor no semestre seguinte.
DisciplinaObrigatória / OptativaCréditosLinha de PesquisaEmenta
Estudos Avançados em Informação e ConhecimentoObrigatória3AOC / GETICA possibilidade da informação. Formas e tipos de informação: proposicional, estrutural, social, multivariada, desconstrutivista, semiótica. Análise ontológica: informação como processo e informação como coisa. Fundamentos filosóficos da informação: a informação probabilística, informação e incerteza, complexidade da informação, informação no universo quântico, informação como estado de um agente, informação semântica. Evolução da Ciência da Informação nos estudos sobre informação. Recuperação da informação e sua influência na Ciência da Informação. Problemas. Relações dos estudos de informação com outras disciplinas: biblioteconomia, ciência da computação, ciência cognitiva e comunicação. Questões e desafios atuais.
Metodologia de PesquisaObrigatória4 AOC / GETICPlanejamento e ciclo de vida da pesquisa. Estudo dos métodos qualitativos e quantitativos aplicados à pesquisa em CI. Método científico: observação, experimentação e formulação de modelos. Teoria e os tipos de conhecimento. Resumo, Resenha e fichamento: como elaborá-los. Aplicação de normas técnicas bibliográficas nacionais e internacionais na normalização documentária.
Arquitetura da InformaçãoOptativa4AOCArquitetura da Informação: origem, definições e histórico. Aspectos teórico-conceituais, tendências e principais referências. Disciplinas relacionadas à arquitetura. A questão da representação como fundamento para o projeto. Abordagens: Sistema de Informação, Design da Informação, e Ciência da Informação. Aplicações: unidades de informação, gestão da informação organizacional, web.
Sistemas de Organização do ConhecimentoOptativa4AOCMetodologias de aplicação, tratamento e organização da informação. Sistemas de Organização do Conhecimento na visão da Ciência da Informação. Teoria e prática da construção e utilização de tesauros em ambiente digital. Sistemas de organização do conhecimento como componentes de projeto da arquitetura da informação em instituições.
Comunicação Científica: Gênese e DesenvolvimentoOptativa4 AOCComunicação Científica e publicações. O processo de comunicação científica. Canais de comunicação. Modelos e barreiras. A pesquisa bibliométrica: padrões de publicações e análise de coleções. Análise de citações. Webometria, Cienciometria, métricas de informação, métricas na Web. Pesquisa cientifica em Bibliometria.
Bibliotecas DigitaisOptativa4AOCConceitos e evolução. Aspectos da organização da informação. Planejamento de bibliotecas digitais. Técnicas. Metodologia para construção de Bibliotecas digitais. Padronização de documentos e bases de dados. Ferramentas para a construção e a gestão de bibliotecas digitais. Formatos de áudio. Formatos de armazenamento de mídias. Dispositivos de entrada: digitalização, câmeras, filmes. Bibliotecas digitais mundiais: Gutenberg, Alexandria, World Digital Library.
Avaliação de Necessidades de Informação Usuários Optativa4AOCVisão geral da perspectiva do usuário. Usuários de sistemas de informação, suas necessidades e comportamento de busca e uso dos sistemas de informação e da informação. Desenvolvimento dos estudos de comportamento informacional: as diferentes perspectivas, abordagens e métodos de pesquisa para estudos de usuários de sistemas de informação automatizados. Fundamentos e estrutura geral do comportamento humano na busca por informação. Categorias de usuários. Técnicas e avaliação. Interação entre estudos de usuários e arquitetura da informação.
Representação Ontológica em Sistemas FormaisOptativa4AOCOntologia: Filosofia, Ciência da Informação, Ciência da Computação. Ontologia espaço-temporal formal e ontologia aplicada. Sistemas de categorias básicas: entidades e relações. Ontologia social. Princípios formais para representação em sistemas. Aplicações: instituições, domínios, modelos, web, interoperabilidade.
Tópicos Especiais em Arq. & Org.Optativa4AOCAssuntos de interesse específico que proporcionam aprofundamento em temas avançados da Ciência da Informação. A descrição e ementa de cada disciplina de tópicos especiais é fornecida no oferta de disciplina, a cada semestre, de acordo com disponibilidade e rotatividade dos docentes.
Teoria e Repr. do Conhecimento em SistemasOptativa4GETICTeoria do Conhecimento (Epistemologia). Filosofia da Informação e da Computação. Filosofia Analítica e Continental. Introdução a Design Science. Fundamentos de Modelagem Conceitual. Representação do conhecimento em ontologias e web semântica. Reasoning e linguagens de representação.
Inteligência e Gestão do ConhecimentoOptativa4GETICCenário organizacional. Técnicas de identificação e avaliação de recursos baseados em conhecimento. Compartilhamento de conhecimento. Necessidades dos usuários e das organizações. Projeto de serviços de informação para inteligência. Atividades de suporte à tomada de decisão estratégica. Fontes de informação.
Metadados: formatos e modelosOptativa4GETICPrincípios dos metadados. Metadados para recursos digitais. Terminologia, conteúdo e esquemas de codificação. Formatos de metadados. Controle de autoridade. Aplicações de padrões de metadados em bibliotecas digitais, museus, repositórios digitais, bases de dados. Abordagem para criação, armazenamento, gestão e disseminação de metadados. Aplicações de metadados: Dublin Core, Text Encoding Initiative (TEI), Metadata Object Description Schema (MODS), VRA Core, Categories for the Description
Sistemas de Informação OrganizacionaisOptativaGETICFundamentos da Representação da informação e do conhecimento. Teoria geral dos sistemas. Infraestrutura de tecnologia da informação organizacional. Sistemas de informação e estratégia organizacional. Planejamento e projeto baseado no usuário. Criação, identificação e avaliação de interfaces de sistemas de informação organizacionais. Princípios de usabilidade. Testes básicos de usabilidade. Tendências: questões em Representação do Conhecimento e na Web.
Gestão da Informação e do Conh. em Amb. EspeciaisOptativa1GETICMuseus e patrimônio cultural. Criação e curadoria de coleções. Tecnologia da informação e experiências inovadoras em museus. Evolução da mídia digital. Representação e gestão do patrimônio cultural e científico. Curadoria de recursos digitais. Pesquisa e comunicação do conhecimento sobre objetos museológicos. Conceitualização e desenvolvimento de exibições.
Sistemas de Recuperação da InformaçãoOptativa4GETICIndexação: Arquivos invertidos e listas invertidas, compressão de texto, outros tipos de índices. Modelagem: Modelos de RI, modelos clássicos de RI, modelos algébricos alternativos, modelos probabilísticos alternativos, redes de inferência. Avaliação: Precisão e revocação, coleções de referência. Consultas: lógicas, ordenadas por relevância, estruturas de acesso ao vocabulário, busca sequencial no vocabulário, busca exata e aproximada. Mecanismos de busca, indexação, consultas, interfaces. Estratégias de recuperação em redes Sociais.
Tópicos Especiais em Gest. & Tec. da Info. ComunicaçãoOptativa GETICConteúdo variável
Seminário de Pesquisa IOptativa1 AOC / GETICDiscussão teórico-metodológica relacionada ao desenvolvimento de teses e dissertações em elaboração nas linhas, com ênfase na discussão sobre os problemas de pesquisa.
Seminário de Pesquisa IIOptativa2 AOC / GETICDiscussão teórico-metodológica relacionada ao desenvolvimento de teses e dissertações em elaboração nas linhas, com ênfase nas metodologias de investigação e de análise de dados.
Tópicos Especiais em AOC: Organização da Informação e do ConhecimentoOptativa4AOCConteúdo variável
Tópicos Especiais em AOC: Representação Temática da InformaçãoOptativa4AOCConteúdo variável
Tópicos Especiais em GETIC: Museus: Ciência, Arte, Tecnologia – Representação do ConhecimentoOptativa4AOCConteúdo variável

Última atualização em: 11/08/2022