Perfil de Formação

O pesquisador a ser diplomado no PPGGOC se ocupará da organização da informação e gestão do conhecimento para atender as necessidades e demandas  da sociedade, se valendo dos recursos da tecnologia.

Esse pesquisador poderá atuar em diversos contextos e públicos. Isso significa que o contexto social é considerado para se entender o usuário em seu processo de interação com sistemas de recuperação da informação e representação do conhecimento, além de resolver suas necessidades.

Conforme Projeto do Curso, o pesquisador egresso do programa deterá: 

a) competências básicas para planejamento, armazenamento, organização recuperação, disseminação e acesso à informação e conhecimento, mais expertise sobre o estado da arte de ferramentas computacionais; 

b) competências complementares que envolvem habilidades analíticas e representacionais, habilidade de expressão e comunicação em linguagens formais e naturais, metodologias de pesquisa, produção de conhecimento científico, bem como sensibilidade para as questões sociais, históricas e culturais necessárias ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social.