↑ Retornar para Disciplinas GET

Código: OPT.3B

Linha de Pesquisa: Gestão & Tecnologia

Ementa:

Indexação: Arquivos invertidos e listas invertidas, compressão de texto, outros tipos de índices. Modelagem: Modelos de RI, modelos clássicos de RI, modelos algébricos alternativos, modelos probabilísticos alternativos, redes de inferência. Avaliação: Precisão e revocação, coleções de referência. Consultas: lógicas, ordenadas por relevância, estruturas de acesso ao vocabulário, busca sequencial no vocabulário, busca exata e aproximada. Mecanismos de busca, indexação, consultas, interfaces. Estratégias de recuperação em redes Sociais.

Bibliografia básica:

MANNING, C.D.; RAGHAVAN, P. R.; SCHÜTZE, H. Introduction to Information Retrieval, Cambridge University Press. 2008.

BAEZA-YATES, R.; RIBEIRO-NETO, B. Recuperação de Informação – Conceitos e Tecnologia das Máquinas de Busca. São Paulo: Bookman, 2013.

CROFT , B.; METZLER, D.; STROHMAN, T. Search Engines: Information Retrieval in Practice. New York: Addison Wesley, 2009.

INGWERSEN, P.; JÄRVELIN, K. The Turn: Integration of Information Seeking and Retrieval in Context. New York: Springer-Verlag, 2005.

MEYER, C.; LANGVILLE, A. Google’s PageRank and Beyond: The Science of Search Engine Rankings. Princeton: University Press, 2006.

sujeito a mudança sem aviso prévio

Link permanente para este artigo: http://ppggoc.eci.ufmg.br/oferta-de-disciplinas/disciplinas-get/sistemas-de-recuperacao-da-informacao/