↑ Retornar para Disciplinas GET

Linha de Pesquisa: Gestão & Tecnologia

Inteligência de Estado: Patrimônio Brasileiro- Gestão da Informação

Ementa:

Trata-se de uma visão teórica sobre o papel da Inteligência de Estado para com o Patrimônio Brasileiro, suas relações com a Museologia- Museus. Inteligência de Estado e Ciência da Informação.  Gestão, tecnologia e organização do conhecimento na Sociedade da Informação e do Conhecimento, o impacto das novas tecnologias – Globalização à luz da Inteligência de Estado e CI. Informação e contemporaneidade. A fundamentação da proteção do Conhecimento. Conhecimento sensível. Relação e interfaces proteção do conhecimento e segurança da informação. A importância de pesquisas no âmbito da Inteligência de Estado, Ciência da Informação, Patrimônio, Museus. O Patrimônio Cultural Brasileiro.

Bibliografia básica:

ADEOTI-ADEKEYE, W. B. (1997). The importance of management information systems. library review. Available on the Web in Http://www.emeraldinsight.com

BEEBE, Sarah Miller; PHERSON, Randolph. Cases in intelligence analysis: structured analytic techniques in action. London: SAGE; Thousand Oaks: CQ Press, 2012. 244 p. ISBN: 978-1-60871-681-4.

BRANDÃO, Priscila Carlos. Serviços secretos e democracia no Cone Sul: premissas para uma convivência legítima, eficiente e profissional. Niterói: Impetus, 2010. (Série Inteligência Segurança e Direito).

BRITO, Vladimir de Paula. Sistemas de inteligência no Brasil e nos Estados Unidos. 2009. 112 f. Monografia (Especialização em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança  Pública) – Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais / Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, 2009.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 8 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTRO,A,L,D. A Proteção de Conhecimentos Sensíveis no Brasil: uma proposta para ampliar a atuação do Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensívelda Agência Brasileira de Inteligência. Monografia em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública com Inteligência Competitiva, Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva.

CEPIK, Marco (Org.). Inteligência governamental: contextos nacionais e desafios contemporâneos. Niterói, RJ: Impetus, 2011. 317 p. (Série Inteligência, Segurança e Direito). ISBN: 978-85-7626-569-6.

CLARK, Robert M. The technical collection of intelligence. Washington, D.C.: CQ Press, 2011. 221 p. ISBN: 978-1-60426-564-4 (capa dura; ebook).

COELHO, William Garcia Pinto. Fontes abertas e federalismo cooperativo. 2008. Monografia. (Especialização em Inteligência de Estado e de Segurança Pública) – Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais / Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, 2008.

COUTINHO, E. M.; GRUMBACH, R. J. S. Cenários prospectivos: como construir um futuro melhor. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

FEITOZA PACHECO, Denilson. Relatório de pesquisa: inteligência, segurança e direito: políticas e operações de inteligência. 2012. 264 f. Relatório final (Residência pós-doutoral em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, BH.

sujeito a mudança sem aviso prévio

Link permanente para este artigo: http://ppggoc.eci.ufmg.br/oferta-de-disciplinas/disciplinas-get/gestao-da-inf-e-conh-em-ambientes-especiais/