↑ Retornar para Disciplinas comuns

Código: OBR.1AB

Linha de Pesquisa: todas

Ementa:

A possibilidade da informação e do conhecimento. Formas e tipos: proposicional, estrutural, social, multivariada, desconstrutivista, semiótica. Fundamentos filosóficos: a probabilística, incerteza, complexidade, universo quântico, estado de um agente, semântica. Evolução da Ciência da Informação nos estudos sobre informação e conhecimento. Recuperação da informação. Problemas. Relações dos estudos de informação e conhecimento com outras disciplinas: biblioteconomia, ciência da computação, ciência cognitiva e comunicação. Questões e desafios atuais.

Bibliografia básica:

BATES, M.J.; MAACK, M.N. Encyclopedia of Library and Information Sciences. Vol. 1-7. Boca Raton: CRC Press, Boca Raton, (2010).

SARACEVIC, T. Information science: origin, evolution and relations. In: Conceptions of library and information science. Historical, empirical and theoretical perspectives. Edited by Pertti Vakkari & Blaise Cronin. London: Taylor Graham, pp. 5-27, 1992.

BUCKLAND, M. K. Reflections on social and cultural awareness and responsibility in library, information and documentation. In: RAYWARD, W. B. (Ed.). Nordic-International Colloquium on Social and Cultural Awareness and responsibility in Library, Information, and Documentation Studies (SCARLID). Lanham: Scarecrow Press. pp. 169-175, 2004.

HJØRLAND, B. The foundation of the concept of relevance. Journal of the American Society for Information Science and Technology. 61(2), pp. 217-237, 2010.

ELLIS, D. Theory and explanation in information retrieval research. Journal of Information Science, 8, pp.25-38, 1984.

FISHER, R. A. Theory of statistical estimation. Proceedings Cambridge Philosophical Society, 22(5): 700–725, 1925.

FLORIDI, L. The Philosophy of Information, Oxford University Pressm, 2011.

BAR-HILLEL, Y.; R. CARNAP, R. Semantic Information. The British Journal for the Philosophy of Science, 4(14): 147–157, 1953.

DRETSKE, F. Knowledge and the Flow of Information. Cambridge: The MIT Press, 1981.

SHANNON, C. E.; Weaver, W. The Mathematical Theory of Communication, Urbana: University of Illinois Press, 1949.

NIELSEN, M. A.; Chuang, I. L. Quantum Computation and Quantum Information, Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

sujeito a alteração se aviso prévio

Link permanente para este artigo: http://ppggoc.eci.ufmg.br/oferta-de-disciplinas/disciplinas-comuns/estudos-avancados-em-informacao-e-conhecimento/