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Matrícula regular


Leia as Normas Gerais de Pós-Graduação da UFMG (Resolução Complementar CEPE 02/2017, de 04/07/2017).

Art. 61: Será excluído do Curso o aluno que deixar de renovar, a cada período letivo, sua matrícula em atividades acadêmicas.
Art. 65. Os créditos relativos a cada disciplina só serão conferidos ao aluno que obtiver, no mínimo, o conceito D e que comprovar efetiva frequência a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das atividades em que estiver matriculado, vedado o abono de faltas.
Art. 70. O rendimento escolar de cada aluno será expresso em notas e conceitos, de acordo com a seguinte escala:
De 90 a 100 – A
De 80 a 89 – B
De 70 a 79 – C
De 60 a 69 – D
De 40 a 59 – E
De 0 a 39 – F
Art. 71. O discente que obtiver conceito E ou F mais de uma vez na mesma ou em diferentes disciplinas será automaticamente excluído do Curso.

Clique aqui para ver o Calendário Acadêmico da UFMG para 2020/2

Início do 2º período letivo de 2020 (2020/2): 30/11/2020 – 2ª feira

Término do 2º período letivo de 2020 (2020/2): 31/03/2021 – 4ª feira


Clique no link a seguir para visualizar os horários das disciplinas do PPG-GOC.


Para enviar proposta de matrícula

O aluno terá que entrar no site minhaUFMG https://sistemas.ufmg.br.

Acessar a página “Sistema Atual: Matrícula da Pós-Graduação”, clicar em “Elaborar Proposta” e depois em “Matrícula em Atividades Acadêmicas”. 

Responda o questionário de avaliação docente e depois será habilitado o link para a proposta de matrícula. 


O envio da proposta de matrícula é obrigatório para todos os alunos exceto os aqueles que pretendem defender até o dia anterior ao início do próximo período letivo.


Se o aluno já cumpriu todos os créditos exigidos a proposta de matrícula deverá ser em Elaboração de Trabalho Final (GER000).


Calendário de matrícula para 2020/2

Data Início: 01/10/2020 00:00
Matrícula online pelos alunos de pós-graduação stricto sensu (matrícula regular e eletiva)

Data-limite para envio da proposta pelo aluno: 16/10/2020 23:59
Matrícula online pelos alunos de pós-graduação stricto sensu (matrícula regular e eletiva)

Data-limite para avaliação pelo Orientador: 23/10/2020 23:59

Data-limite para reenvio da proposta pelo aluno: 26/10/2020 23:59

Data-limite para reavaliação do Orientador: 28/10/2020 23:59

Data-limite para efetivação de matrícula: 29/10/2020 23:59
Comando efetuado pela secretária do PPG-GOC.


Alunos de Doutorado com interesse em matrícula na disciplina OTI843 U – Comunicação Científica: Gênese e Desenvolvimento – Prof. Ronaldo

Localizem a disciplina como eletiva (disciplina de outro curso) no sistema de matrícula.


Quando o aluno que já cumpriu todos os créditos exigidos pelo curso (Doutorado são 22 créditos e de Mestrado são 18 créditos) e não pretende fazer disciplina no PPG-GOC.

Deve matricular em Elaboração de Trabalho Final (GER000) para manter o vínculo com o PPG-GOC.

Em atendimento ao Artigo 61 das Normas Gerais de Pós-Graduação: Será excluído do Curso o aluno que deixar de renovar, a cada período letivo, sua matrícula em atividades acadêmicas.


Quem deve matricular na disciplina Seminário de Pesquisa II (ECI841 U)?

– O aluno que ainda não apresentou o exame de qualificação.
– O aluno que ainda não apresentou o exame de qualificação e que ainda tem dúvidas sobre tema e metodologia.
– O aluno que já apresentou a qualificação mais ainda tem dúvidas sobre a melhor forma de organizar e apresentar seu trabalho na defesa.
– O aluno que deseja discutir a metodologia, a estrutura ou algum aspecto que ainda não está claro no seu trabalho.
– O aluno que deseja aprender como escrever um artigo para ser aprovado em revistas relevantes da área.


Se matricular somente em disciplinas eletivas (disciplinas de outro curso de pós-graduação da UFMG) e não cursar disciplinas do PPG-GOC

O aluno deverá matricular também Elaboração de Trabalho Final.

O requerimento de matrícula em eletiva deverá ser feito no sistema acadêmico dentro no período definido no calendário de matrícula do PPG-GOC ou entregar o formulário impresso na secretaria do curso ofertante no período do acerto de matrícula (verificar calendário da UFMG).

Geralmente os programas de pós-graduação disponibilizam vagas para eletivas somente em disciplinas optativas de cada curso.


Para todos os alunos – Patrimônio Genético e/ou Conhecimento Tradicional Associado – Cadastro SisGen

A Lei nº 13.123/2015 (Lei da Biodiversidade), determina que todas as pesquisas com o patrimônio genético brasileiro ou com acesso ao conhecimento tradicional associado, assim como o desenvolvimento de produtos com a biodiversidade brasileira, sejam cadastradas no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético – SisGen.

Considerando que cabe à Instituição zelar pelo cumprimento de tal determinação, informamos que foi inserida no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação uma nova funcionalidade, visando exclusivamente ao registro quanto à existência de tal cadastro.

Veja o roteiro para cadastro no SisGen

Veja a Lei nº 13.123/2015 (Lei da Biodiversidade)


Quem deve matricular na disciplina Estágio Docente A ou Estágio Docente B?

Leia a Resolução de Estágio Docente.

Para ministrar uma disciplina na graduação da ECI/UFMG o aluno deverá ter autorização do departamento que a professora está vinculada.

Se aluno quer ministrar disciplina em 2020/2 ela deverá informar a orientadora no início de 2020/1 (início do semestre anterior).


Estão dispensados de enviar a proposta de matrícula somente os alunos que vão defender até o dia anterior ao início do próximo período letivo.


Requisitos para o aluno ter a situação curricular integralizado

Leia o arquivo Instruções para entrega da versão final.


Prorrogação da defesa

Somente para aluno com saldo de semestre a cursar 0 (zero) e que não vai defender antes do término do seu vínculo.

* Consulte o término do seu vínculo no sistema acadêmico.

* Orientações para encaminhar o formulário de prorrogação de defesa:

– preencher o formulário (clique aqui para acessá-lo);
veja como inserir assinatura em documento com extensão PDF (sem imprimir);
– assinar (leia as 2 opções abaixo: Com assinatura do aluno e do orientador ou Com assinatura somente do orientador;
– envie para o email do PPG-GOC.

Com assinatura do aluno e do orientador
Entregar/enviar o formulário Requerimento de prorrogação de defesa preenchido e assinado pelo aluno e orientador para o PPG-GOC.

Com assinatura somente do orientador
Outra opção é o orientador preencher, assinar, entregar/enviar o formulário Requerimento de prorrogação de defesa para o PPG-GOC.


Acerto de matrícula

O acerto de matrícula é somente para alunos que queiram excluir ou incluir disciplina do PPG-GOC na matrícula efetivada.

Para solicitar acerto de matrícula leia as instruções do arquivo no link abaixo.

Para consultar as datas do acerto presencial de matrícula clique no link a seguir Calendário Acadêmico da UFMG.

Leia as instruções sobre acerto de matrícula (atualizado dia 16/07/2018).

Veja como inserir assinatura em documento com extensão PDF (sem imprimir).


Clique no link a seguir para visualizar o Manual do aluno e do egresso (atualizado em 13/01/2020)


Suporte

* Leia o Manual de Matrícula on-line

* Uso do Sistema de Matrícula da Pós-Graduação (9h às 17h) : (31) 3409-6492 ou matriculapos@ufmg.br

* Para alunos sem acesso ao portal minhaUFMG

Caso tenha redirecionado email da UFMG para outro externo (Ex.: Gmail, Hotmail, Yahoo), verifique caixa de mensagem se chegou a folha de NIPS (Números de Identificação Pessoal).
Se não recebeu mensagem eletrônica com a folha de NIPs deverá entrar em contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, através do telefone 3409-4009 ou do e-mail suporte@dti.ufmg.br, enviando o seu número de registro fornecido pela secretaria do PPG-GOC, documento de identificação com foto digitalizado e a solicitação da folha de NIPS.

* Para alunos que tem uma disciplina matriculada mas, que não aparece no Moodle

– entre em contato com o professor da disciplina que você está matriculado e peça para ele ti incluir no Moodle;
ou
– entrar em contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, através do telefone 3409-4009 ou do e-mail suporte@dti.ufmg.br, enviar: número de registro fornecido pela secretaria do PPG-GOC, um documento de identificação com foto digitalizado e a solicitação de inclusão no Moodle das disciplinas que você está matriculado.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria do PPG-GOC: 31 3409-5206 / 6104 – ppggoc@eci.ufmg.br

 


Para consultar o período para requerimento de trancamento parcial de matrícula e requerimento de trancamento total de matrícula clique no link a seguir Calendário Acadêmico da UFMG.


Calouro clique a seguir para informações sobre registro acadêmico e matrícula.

 

 

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