Imprimir Página

Pesquisa


O PPG-GOC é um programa de Ciências Socias, de caráter aplicado, e inserido na Área de Concentração de Representação do Conhecimento.

De forma genérica, a área de concentração se ocupa da representação dos registros da informação e do conhecimento em suas mais diversas formas, bem como dos serviços e tecnologias que facilitam a gestão e o uso no contexto social, institucional e individual. Para tanto, conduz investigações sobre a origem, a coleta, a organização, o armazenamento, a recuperação, a interpretação, a transmissão, a transformação e a utilização da informação, a partir do pressuposto que em todas essas etapas a informação e o conhecimento possuem formas peculiares de representação.

De forma específica, a área de concentração promove o desenvolvimento e a aplicação de métodos para organização do conhecimento, em contexto genérico ou em contextos específicos, ao integrar diversas abordagens conceituais da pesquisa em classificação para representação. O estudo dessas diversas abordagens conceituais tem por objetivo proporcionar avanços na construção e aplicação de ferramentas para organização do conhecimento e, em última instância, favorecer a recuperação e o atendimento aos usuários especializados.

As atividades desenvolvidas no âmbito da área de concentração privilegiam a interação pessoas-tecnologia-conhecimento, ao propor investigações que envolvem:

  • o uso e a aplicação de técnicas para organização do conhecimento
  • as tecnologias necessárias para operacionalizar essas técnicas na era digital
  • a expertise para atender às necessidades e usos da informação em contextos especializados

As duas linhas de pesquisa, criadas abaixo da área de concentração, especializam a interação mencionada ao distinguir dois conjuntos de disciplinas que lidam especificamente com tipos de investigações distintos ainda que correlacionados.

O PPG-GOC pretende ampla integração com a graduação, cujos egressos poderão se especializar em organização e gestão do conhecimento. Todos os discentes vão cursar disciplinas obrigatórias, optativas e de tópicos especiais e avançados, recebendo uma formação básica para organizar a informação no âmbito de sua profissão. Dessa forma, o PPG-GOC tem também uma função importante no contexto de formar especialistas em organização do conhecimento em áreas diversas, como medicina, engenharias, direito, dentre outras.

A articulação interdisciplinar entre ensino e pesquisa já ocorre naturalmente, pois os docentes do PPG-GOC são doutores oriundos de áreas diversificadas. Esses docentes tem experiência em pesquisa e na articulação entre ensino e pesquisa, o qual se dará pelo aperfeiçoamento e atualização de diversos temas tratados na graduação. Este é um dos objetivos específicos de uma das linhas de pesquisa do programa e ocorrerá a partir da inclusão de novos temas que proporcionem avanços às habilidades básicas de organização da informação fornecidas na graduação.

Link permanente para este artigo: http://ppggoc.eci.ufmg.br/linhas-de-pesquisa/

Área de Concentração

Grande área: Ciencias Sociais Aplicadas 1 Área: Ciência da Informação Área de concentração: Representação do Conhecimento Descrição da área de concentração: De forma genérica, a área de concentração Representação do Conhecimento se ocupa da representação dos registros da informação e do conhecimento em suas mais diversas formas, bem como dos serviços e tecnologias que facilitam …

Ver página »

Linhas de Pesquisa

Arquitetura & Organização do Conhecimento (AOC) Área de concentração vinculada: Representação do Conhecimento Descrição: A linha de pesquisa abrange perspectivas com ênfase primária nas questões que envolvem da organização do conhecimento em contextos diversos. As atividades nessa linha envolvem a investigação em: estrutura e construção de sistemas de classificação, sistemas de classificação universais, metodologias de …

Ver página »

Temáticas de Interesse

Nessa pagina encontram-se as temáticas de interesse do programa, relacionadas à equipe de pesquisadores que atua em cada temática. Veja também os projetos de cada pesquisador O conhecimento das temáticas é relevante para o candidato interessado em cursar o programa, para que possa se integrar as pesquisas em andamento. As temáticas podem ser alteradas sem …

Ver página »

Projetos de Pesquisa

Modelagem conceitual de hipertextos: proposta metodológica para o gerenciamento do conteúdo semântico em bibliotecas digitais. Responsável: Profa. Dra. Gercina Lima Descrição: estudar e avaliar as teorias e métodos de organização e representação da informação e do conhecimento em contextos digitais, mais especificamente o uso da modelagem semântica para recuperação em contextos, com o intuito de …

Ver página »